É a especialidade médica que se ocupa da promoção e
preservação da saúde do colaborador.

 

É a especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto. Ex: ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.


Exames e Programas realizados:

PCMSO

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Estabelece o controle de saúde físico e mental do trabalhador, em função de suas atividades, e obriga a realização de exames médicos admissionais, de mudança de função e de retorno ao trabalho, estabelecendo ainda a obrigatoriedade de um exame médico periódico. Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

EXAMES CLÍNICOS FÍSICOS

Admissional; Periódico e demissional.

O exame admissional, é realizado antes do empregado ser contratado pela empresa, para se estabelecer as condições de saúde do funcionário neste momento, e evitar que futuramente alegue alguma doença pré-existente.
O exame periódico é realizado anualmente na empresa, e se faz indispensável para identificação de alterações na saúde do funcionário quando comparadas a exames anteriores.
O exame demissional é realizado na demissão, visa documentar as condições de saúde do funcionário neste momento. É necessário para que futuramente não alegue que foi demitido com problemas de saúde, causados pelo seu trabalho.

EXAMES LABORATORIAIS

Urina 1, HMG, VDRL, TGO, TGP e outros.

Conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, feito em laboratórios de análise clínica.

EXAMES COMPLEMENTARES

RX, EEG, ECG, Espirometria, Audiometria.

Exames complementares a pedido do médico que auxiliam na elaboração de um diagnóstico.

NTEP/FAP.

O NTEP é o mecanismo que relaciona determinada doença às atividades na qual a moléstia ocorre com maior incidência, resultado do cruzamento do diagnóstico médico enquadrado como agravo à saúde descrito na CID com sua incidência estatística dentro da CNAE.
O FAP é o Fator Acidentário de Prevenção que afere o desempenho da empresa, dentro da respectiva atividade econômica, relativamente aos acidentes de trabalho ocorridos num determinado período.