É o seguimento que orienta sobre o conjunto de medidas a serem adotadas visando à eliminação ou a minimização de riscos, além de indicar quais itens de proteção (EPI) a serem utilizados no ambiente de trabalho, de modo que se possa reduzir ou evitar os acidentes de trabalho.


Processos, programas e treinamentos:

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;

Estabelece que todos os empregadores e instituições são obrigados a promover ações que visem preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, por meio do reconhecimento, antecipação, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O PPRA é parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o PCMSO.

LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho.

Retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações de riscos, concluindo sobre a caracterização da atividade como especial.

PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho;         
      
Estabelece um sistema de gestão em segurança do trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra, além de garantir a saúde e a integridade física de todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço (trabalhadores da construção, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes e visitantes).                 
                                   

Análise Ambiental;         

Os riscos ambientais são agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.
A análise ambiental é uma ação de garante a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos ambientais de trabalho.        

Visitas Periódicas;       
   
Visitas realizadas periodicamente para verificar todo o ambiente e segurança do trabalho, de modo a obter eficiência em todo o processo.                 

Constituição da CIPA (Comissão Interna da Prevenção de Acidentes); 

Um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.  
É regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora F (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.

Treinamentos de EPI’s, Cipa e Higiene Ocupacional;     

São realizados treinamentos de uso correto e conservação de EPI’S, de constituição da CIPA visando a proteção da saúde dos trabalhadores e também sobre higiene ocupacional.

Treinamentos das Nrs, 06; 10; 12; 23; 33; 35, e outros.;     
           
Com o objetivo de capacitar os participantes pra prevenção em acidentes, as portarias estabelecem diretrizes básicas para implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores.

PPP - Perfil Profissiográfico do Trabalho             
   
Conforme Anexo XV da Instrução Normativa nº 118/2005 do INSS - É um documento histórico-laboral do trabalhador, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades a serem exercidas, exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo.
O objetivo do PPP é apresentar, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento orientador ao processo de reconhecimento de aposentadoria especial.